A Aegea, com apoio do Instituto Aegea, foi patrocinadora das Olimpíadas de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Promovida por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e parceiros, as olimpíadas tem como objetivo reconhecer o trabalho dos melhores educadores da disciplina de matemática da rede pública do Brasil.
A matemática é a base do avanço de novas tecnologias nos mais diferentes setores e impulsiona o desenvolvimento dos países ao redor do mundo. Segundo o STEM (Science, Technology, Engineering and Math), a matemática será cada vez mais essencial para a economia do futuro. Por isso, a Aegea aderiu à iniciativa visando melhorar o desempenho dos estudantes e reconhecer os profissionais que se dedicam nesse campo de conhecimento, fortalecendo nossa atuação em um pilar fundamental da nossa política: a Educação.
Foram 556 professores inscritos nesse primeiro ano, sendo que o processo de avaliação dos professores incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista com especialistas, entre eles o professor Cristovam Buarque, membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.
A primeira edição da Olimpíada premiou 67 professores, dos quais 48 na categoria Bronze, 9 na categoria Prata e 10 na categoria Ouro. Os professores que conquistaram a categoria Ouro receberam medalhas em cerimônia ocorrida no Ministério da Educação e agora participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.
Cada um dos 10 professores vencedores ainda compartilhará o que vivenciaram e aprenderam durante a visita à China com professores de 50 cidades de todas as regiões do país, entre elas algumas operadas pela Aegea, visando multiplicar o conhecimento adquirido e incentivar novas metodologias para o ensino da matéria a milhares de alunos brasileiros.
Entre os diversos apoiadores institucionais, o projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Mistério da Educação.
A premiação, idealizada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos 10 melhores educadores de matemática no Brasil.