O Respeito Dá o Tom (RDT) é o programa corporativo de diversidade e equidade racial e de gênero tem o objetivo de espelhar a demografia da população brasileira no quadro de funcionários da Aegea. Está presente em todas as Unidades da Companhia.
O programa Respeito Dá o Tom atua por meio dos seguintes pilares:
- EMPREGABILIDADE: geração de oportunidades para pessoas negras e mulheres na Companhia;
- DESENVOLVIMENTO: formação, mentoria e aprimoramento para que pessoas negras e mulheres cresçam profissionalmente na Companhia; e
- RELACIONAMENTO: sensibilização e letramento por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial e de gênero a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.
O RDT atua de forma educativa, preventiva e orientada à gestão, contribuindo para:
- O fortalecimento do respeito à diversidade como pilar da cultura organizacional;
- A promoção de um ambiente de trabalho ético, respeitoso, diverso e inclusivo a redução de conflitos e qualificação das relações de trabalho;
- O alinhamento às diretrizes institucionais e compromissos públicos da Aegea.
Como evolução de um trabalho com ações estruturadas, a Aegea tem como meta, até 2030, o aumento da representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo para 27%. Além disso, também aumentará de 32% para 45% a participação de mulheres na liderança.
Essas metas estão atreladas a uma emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), sendo a Aegea pioneira a se comprometer com meta de diversidade racial em cargos de liderança.
