Criado em 2017, o programa de diversidade e igualdade racial e equidade de gênero tem o objetivo de espelhar a demografia da população brasileira no quadro de funcionários da Aegea.
O programa Respeito Dá o Tom atua por meio dos seguintes pilares:
• EMPREGABILIDADE, que foca na geração de oportunidades;
• DESENVOLVIMENTO, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento;
• RELACIONAMENTO, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.
Atualmente, a Aegea conta com 63% de colaboradores que se autodeclaram pretos ou pardos, sendo que 19% estão em cargos de liderança.
Como evolução de um trabalho com ações estruturadas, a Aegea tem como meta, até 2030, o aumento da representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo para 27%. Além disso, também aumentará de 32% para 45% a participação de mulheres na liderança.
Essas metas estão atreladas a uma emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), sendo a Aegea pioneira a se comprometer com meta de diversidade racial em cargos de liderança.