Desenvolvendo Pessoas através do Esporte

Áreas: Educação

O Projeto Desenvolvendo Pessoas Através do Esporte (Dpae) propõe aos jovens participantes a implantação de dois núcleos de iniciação esportiva nas modalidades Judô e Badminton, desenvolvendo em seus alunos ampla apropriação do conhecimento físico, técnico e tático, que fundamentam as modalidades do projeto, agregando a incorporação de valores morais e éticos na formação do ser social.

O projeto conta ainda com a inserção de uma assistente social por município, promovendo um trabalho na qualificação, adaptação e promoção do acesso à cidadania para os indivíduos. O Serviço Social inserido em projetos sociais esportivos propõe-se à contribuição no desenvolvimento integral dos participantes e seus familiares com a promoção e resgate de suas potencialidades. Além disso, o esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento biopsicossocial e da saúde do ser humano, incentivando a prática de valores éticos e morais aliados aos sentimentos de coletividade e cooperação.

Principais resultados

80

Alunos

Onde acontece

Piauí

Galeria
de Fotos

Projetos
relacionados

BuZun! – Higiene Básica

Teatro e educação são o combustível que movem o Buzum! Brasil afora. Chega as crianças onde elas estiverem. São sete sessões por dia, com 20 minutos cada, tempo exato para não interromper a dinâmica da escola, a criança sai da sala, entra no BuZum!, assiste ao espetáculo e volta pra sala, tudo isso em menos de 45 minutos, duração média de uma aula. Apresentando nas cidades selecionadas a peça teatral “Higiene Básica” que entre os temas abordados fala sobre água e saneamento básico. Todas as apresentações são gratuitas, em escolas públicas, e aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Além de encantar, transformam o aprendizado em um mundo mágico. O projeto fornece para as escolas material pedagógico, desenvolvido em parceria com o Instituto Saberes, para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Parceiro: BuZun!

O BuZun! Leva de forma educativa a magia do teatro para as escolas. De forma divertida as crianças aprendem a criar e contar suas próprias histórias.

Escola Saneada

O objetivo do Projeto Escola Saneada é garantir um ambiente escolar com infraestrutura básica de saneamento para escolas públicas, possibilitando que crianças e jovens tenham oportunidade de frequentar o ambiente escolar de forma saudável e, consequentemente, gerando impactos sociais, econômicos e ambientais positivos nos municípios onde as escolas estão localizadas.

Comprometida com a universalização do saneamento, a Aegea busca soluções para ampliar a oferta de serviços nos territórios onde atua. ​Nosso compromisso é ir além do contrato de concessão e impactar positivamente os municípios onde atuamos, criando um legado de desenvolvimento sustentável e prosperidade, com:

  • Aumento da frequência escolar; ​
  • Melhor desempenho dos estudantes;​
  • Redução do tempo dispendido em busca de água;​
  • Redução da evasão escolar;​
  • Redução da insegurança alimentar;​
  • Diminuição das doenças de veiculação hídrica.​

Em março de 2024, a Aegea firmou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, para fortalecer o Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH).

A ação conjunta vai ser realizada em municípios dos estados do Ceará, Pará e Amazonas, e beneficiará 80 escolas com melhorias em infraestrutura, além da capacitação para cerca de 200 profissionais e gestores educacionais.

Localizadas em áreas rurais ou periféricas, as escolas vão receber obras para atender melhor os serviços de água e esgoto, permitindo melhores condições de higiene dos estudantes.

As atividades contribuem para o alcance das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água tratada e do saneamento para todos, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Garantir um ambiente escolar com infraestrutura básica de saneamento para escolas públicas, garantindo que crianças e jovens tenham oportunidade de frequentar o ambiente escolar de forma saudável.

Missão Cidade Azul

Trata-se de um jogo para celular que acontece em uma área de aproximadamente 2 km lineares, dentro de uma microbacia. Ao longo do percurso do jogo, o jogador terá missões para cumprir, dentro dos temas Água, Esgoto, Lixo, Permeabilidade do Solo e Preservação de Espécies.

Parceiro: Cidade Azul Comunicação

É o jogo de celular que mostra o que acontece dentro de uma microbacia. As missões do jogo ensinam sobre água, esgoto, lixo, permeabilidade do solo e preservação de espécies.

Futebol de Rua

O projeto Futebol de Rua pela Educação prevê a implantação de núcleos esportivos. Cada núcleo, a partir da metodologia socioeducativa exclusiva, combina a prática esportiva e o atendimento pedagógico, durante o contraturno escolar.

Focada na transformação social atuando em prol da inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de agir em prol da formação profissional de jovens aprendizes.

Metodologia exclusiva que alia aulas de Formação Humana ao futebol no qual: a regra nº 1 é o Fair Play, o Gol vale menos que o drible e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos. Estimulamos o diálogo com conteúdo e o protagonismo em todos os momentos.

Parceiro: Instituto Futebol de Rua   

O projeto prevê a implantação de núcleos esportivos, cada um deles, a partir da metodologia socioeducativa exclusiva, combina a prática esportiva e o atendimento pedagógico.

Estação Fonte do Saber

Trata-se de uma Estação de Ciências que proporciona uma vivência lúdica e educativa dentro de um ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades interativas e inovadoras. Durante a visita será possível conhecer de forma efetiva as reações físico-químicas e biológicas que acontecem ao longo do processo de tratamento, seja da água, seja do esgoto. Ao utilizar tecnologias e atividades pedagógicas sobre cada etapa, todas elas pensadas para cada faixa etária, os usuários entendem melhor todo o ciclo da água.

É a Estação de Ciências que proporciona uma vivência lúdica e educativa dentro de um ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades interativas e inovadoras.

Respeito às Diferenças

O projeto “Respeito às Diferenças” tem como objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos. A ideia é resgatar a magia e o encantamento das cartas. A etapa final prevê a publicação de um livro com os principais textos e ilustrações produzidos pelos próprios alunos, inspirados no tema da diversidade de gêneros que será trabalhado com professores e alunos.

Parceiro: Flamingo Comunicação

O projeto “Respeito às Diferenças” tem como objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos. A ideia é resgatar a magia e o encantamento das cartas.

Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A mostra, que é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura, está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto e conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao ar livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre.

Parceiro: 3 Apitos Cultura

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa visa despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade.

Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio

A Aegea, com apoio do Instituto Aegea, foi patrocinadora das Olimpíadas de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Promovida por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e parceiros, as olimpíadas tem como objetivo reconhecer o trabalho dos melhores educadores da disciplina de matemática da rede pública do Brasil. 

A matemática é a base do avanço de novas tecnologias nos mais diferentes setores e impulsiona o desenvolvimento dos países ao redor do mundo. Segundo o STEM (Science, Technology, Engineering and Math), a matemática será cada vez mais essencial para a economia do futuro.  Por isso, a Aegea aderiu à iniciativa visando melhorar o desempenho dos estudantes e reconhecer os profissionais que se dedicam nesse campo de conhecimento, fortalecendo nossa atuação em um pilar fundamental da nossa política: a Educação.

Foram 556 professores inscritos nesse primeiro ano, sendo que o processo de avaliação dos professores incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista com especialistas, entre eles o professor Cristovam Buarque, membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

A primeira edição da Olimpíada premiou 67 professores, dos quais 48 na categoria Bronze, 9 na categoria Prata e 10 na categoria Ouro. Os professores que conquistaram a categoria Ouro receberam medalhas em cerimônia ocorrida no Ministério da Educação e agora participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.    

Cada um dos 10 professores vencedores ainda compartilhará o que vivenciaram e aprenderam durante a visita à China com professores de 50 cidades de todas as regiões do país, entre elas algumas operadas pela Aegea, visando multiplicar o conhecimento adquirido e incentivar novas metodologias para o ensino da matéria a milhares de alunos brasileiros.

Entre os diversos apoiadores institucionais, o projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Mistério da Educação.

A premiação, idealizada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos 10 melhores educadores de matemática no Brasil.

Rios Des.cobertos

RIOS DES.COBERTOS exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e, por meio da arte, colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia. A exposição artística apresentará a temática do projeto, promovendo uma experiência sensorial dialogando com diferentes públicos de maneira direta e acessível, provocando o público a uma imersão e troca de informações. Sendo realizada presencialmente e online através do site do projeto.

Parceiro: Vermelho Filmes Produções

É a exposição que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e, por meio da arte colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia.

Desvendar Esportes

O projeto Desvendar Esporte – Fase 2 envolve oficinas esportivas no contraturno escolar para crianças do ensino fundamental de escolas públicas, adaptando a prática esportiva a partir da co-criação entre alunos e educadores de maneira lúdica e construtiva. A proposta do projeto é “recriar” modalidades esportivas junto às crianças fazendo com que pensem nas regras, nos formatos e inclusive que construam os aparelhos que serão usados nos esportes a partir da reutilização de materiais recicláveis. Além disso, o projeto trabalha a abordagem de conceitos de sustentabilidade, cidadania, igualdade e do viver em comunidade, de maneira entrelaçada ao desenvolvimento de atividades esportivas.

O projeto envolve oficinas esportivas para crianças do ensino fundamental de escolas públicas, adaptando a prática esportiva a partir da co-criação entre alunos e educadores.

Saúde Nota 10

O projeto Saúde Nota 10 tem como objetivo proporcionar aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizando recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos.

O Saúde Nota 10 tem como objetivo proporcionar aos professores e alunos uma imersão nos conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento.

Águas de A a Z

O projeto é um jogo lúdico-pedagógico que aborda de forma original e divertida o tema da água em suas inúmeras facetas: desde a acepção bioquímica, passando pela dimensão humana e urbana de consumo e abastecimento, até suas representações culturais, históricas e artísticas.  No jogo, cada uma das letras do alfabeto será associada a uma informação relevante sobre a água. Essas informações serão peças de um jogo de trilha a ser percorrido pelo grupo de estudantes, em tamanho real – as crianças participam de todo o processo.

Parceiro: Arquiprom  

O projeto é um jogo lúdico-pedagógico que aborda de forma divertida o tema da água em suas inúmeras facetas: desde a acepção bioquímica até suas representações culturais.
Pular para o conteúdo