Saúde Nota 10

Áreas: Educação

O projeto Saúde Nota 10 tem como objetivo proporcionar aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizando recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos.

Principais resultados

536.958

Alunos Beneficiados

2.073

Escolas Participantes

Onde acontece

Espírito Santo

Maranhão

Mato Grosso do Sul

Piauí

Rio de Janeiro

Rondônia

Santa Catarina

São Paulo

Galeria
de Fotos

Projetos
relacionados

Rios Des.cobertos

RIOS DES.COBERTOS exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e, por meio da arte, colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia. A exposição artística apresentará a temática do projeto, promovendo uma experiência sensorial dialogando com diferentes públicos de maneira direta e acessível, provocando o público a uma imersão e troca de informações. Sendo realizada presencialmente e online através do site do projeto.

Parceiro: Vermelho Filmes Produções

É a exposição que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e, por meio da arte colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia.

Futebol de Rua

O projeto Futebol de Rua pela Educação prevê a implantação de núcleos esportivos. Cada núcleo, a partir da metodologia socioeducativa exclusiva, combina a prática esportiva e o atendimento pedagógico, durante o contraturno escolar.

Focada na transformação social atuando em prol da inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de agir em prol da formação profissional de jovens aprendizes.

Metodologia exclusiva que alia aulas de Formação Humana ao futebol no qual: a regra nº 1 é o Fair Play, o Gol vale menos que o drible e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos. Estimulamos o diálogo com conteúdo e o protagonismo em todos os momentos.

Parceiro: Instituto Futebol de Rua   

O projeto prevê a implantação de núcleos esportivos, cada um deles, a partir da metodologia socioeducativa exclusiva, combina a prática esportiva e o atendimento pedagógico.

Águas de A a Z

O projeto é um jogo lúdico-pedagógico que aborda de forma original e divertida o tema da água em suas inúmeras facetas: desde a acepção bioquímica, passando pela dimensão humana e urbana de consumo e abastecimento, até suas representações culturais, históricas e artísticas.  No jogo, cada uma das letras do alfabeto será associada a uma informação relevante sobre a água. Essas informações serão peças de um jogo de trilha a ser percorrido pelo grupo de estudantes, em tamanho real – as crianças participam de todo o processo.

Parceiro: Arquiprom  

O projeto é um jogo lúdico-pedagógico que aborda de forma divertida o tema da água em suas inúmeras facetas: desde a acepção bioquímica até suas representações culturais.

Empower

A Empower é um programa do Embaixadores da Educação, uma organização sem fins lucrativos que forma alunos de escolas públicas como realizadores, com alta capacidade de execução para resolução de desafios sociais, para que sejam a mudança que sonham em ver em suas escolas e comunidades se tornando protagonistas de suas próprias histórias e da sociedade que sonham em construir.

Parceiro: Embaixadores da Educação

A Empower é um programa do Embaixadores da Educação, uma organização sem fins lucrativos que capacita alunos de escolas públicas com foco em resoluções de desafios sociais.

Desvendar Esportes

O projeto Desvendar Esporte – Fase 2 envolve oficinas esportivas no contraturno escolar para crianças do ensino fundamental de escolas públicas, adaptando a prática esportiva a partir da co-criação entre alunos e educadores de maneira lúdica e construtiva. A proposta do projeto é “recriar” modalidades esportivas junto às crianças fazendo com que pensem nas regras, nos formatos e inclusive que construam os aparelhos que serão usados nos esportes a partir da reutilização de materiais recicláveis. Além disso, o projeto trabalha a abordagem de conceitos de sustentabilidade, cidadania, igualdade e do viver em comunidade, de maneira entrelaçada ao desenvolvimento de atividades esportivas.

O projeto envolve oficinas esportivas para crianças do ensino fundamental de escolas públicas, adaptando a prática esportiva a partir da co-criação entre alunos e educadores.

Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A mostra, que é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura, está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto e conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao ar livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre.

Parceiro: 3 Apitos Cultura

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa visa despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade.

Missão Cidade Azul

Trata-se de um jogo para celular que acontece em uma área de aproximadamente 2 km lineares, dentro de uma microbacia. Ao longo do percurso do jogo, o jogador terá missões para cumprir, dentro dos temas Água, Esgoto, Lixo, Permeabilidade do Solo e Preservação de Espécies.

Parceiro: Cidade Azul Comunicação

É o jogo de celular que mostra o que acontece dentro de uma microbacia. As missões do jogo ensinam sobre água, esgoto, lixo, permeabilidade do solo e preservação de espécies.

Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio

A Aegea, com apoio do Instituto Aegea, foi patrocinadora das Olimpíadas de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Promovida por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e parceiros, as olimpíadas tem como objetivo reconhecer o trabalho dos melhores educadores da disciplina de matemática da rede pública do Brasil. 

A matemática é a base do avanço de novas tecnologias nos mais diferentes setores e impulsiona o desenvolvimento dos países ao redor do mundo. Segundo o STEM (Science, Technology, Engineering and Math), a matemática será cada vez mais essencial para a economia do futuro.  Por isso, a Aegea aderiu à iniciativa visando melhorar o desempenho dos estudantes e reconhecer os profissionais que se dedicam nesse campo de conhecimento, fortalecendo nossa atuação em um pilar fundamental da nossa política: a Educação.

Foram 556 professores inscritos nesse primeiro ano, sendo que o processo de avaliação dos professores incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista com especialistas, entre eles o professor Cristovam Buarque, membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

A primeira edição da Olimpíada premiou 67 professores, dos quais 48 na categoria Bronze, 9 na categoria Prata e 10 na categoria Ouro. Os professores que conquistaram a categoria Ouro receberam medalhas em cerimônia ocorrida no Ministério da Educação e agora participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.    

Cada um dos 10 professores vencedores ainda compartilhará o que vivenciaram e aprenderam durante a visita à China com professores de 50 cidades de todas as regiões do país, entre elas algumas operadas pela Aegea, visando multiplicar o conhecimento adquirido e incentivar novas metodologias para o ensino da matéria a milhares de alunos brasileiros.

Entre os diversos apoiadores institucionais, o projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Mistério da Educação.

A premiação, idealizada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos 10 melhores educadores de matemática no Brasil.

Respeito às Diferenças

O projeto “Respeito às Diferenças” tem como objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos. A ideia é resgatar a magia e o encantamento das cartas. A etapa final prevê a publicação de um livro com os principais textos e ilustrações produzidos pelos próprios alunos, inspirados no tema da diversidade de gêneros que será trabalhado com professores e alunos.

Parceiro: Flamingo Comunicação

O projeto “Respeito às Diferenças” tem como objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos. A ideia é resgatar a magia e o encantamento das cartas.

Estação Fonte do Saber

Trata-se de uma Estação de Ciências que proporciona uma vivência lúdica e educativa dentro de um ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades interativas e inovadoras. Durante a visita será possível conhecer de forma efetiva as reações físico-químicas e biológicas que acontecem ao longo do processo de tratamento, seja da água, seja do esgoto. Ao utilizar tecnologias e atividades pedagógicas sobre cada etapa, todas elas pensadas para cada faixa etária, os usuários entendem melhor todo o ciclo da água.

É a Estação de Ciências que proporciona uma vivência lúdica e educativa dentro de um ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades interativas e inovadoras.

Pioneiros

O projeto que valoriza a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional!

O projeto Pioneiros é voltado para alunos do Ensino Médio regular de escolas públicas que são selecionados para participar de um programa de imersão na concessionária. O objetivo da iniciativa é proporcionar aos jovens acesso ao conhecimento sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões, especialmente na área de saneamento básico.  De forma prática, eles irão aprender sobre diferentes áreas da empresa e sobre os serviços de saneamento de sua cidade com o apoio dos colaboradores voluntários, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes.

O projeto Pioneiros proporciona um ambiente de inovação operacional e social, propiciando o surgimento de ideias para resolução de questões socioambientais que podem trazer benefícios interessantes para comunidade e para empresa.

O Projeto é voltado para alunos do Ensino Médio regular de escolas públicas, os estudantes são selecionados para participar de um programa de imersão na concessionária.

BuZun! – Higiene Básica

Teatro e educação são o combustível que movem o Buzum! Brasil afora. Chega as crianças onde elas estiverem. São sete sessões por dia, com 20 minutos cada, tempo exato para não interromper a dinâmica da escola, a criança sai da sala, entra no BuZum!, assiste ao espetáculo e volta pra sala, tudo isso em menos de 45 minutos, duração média de uma aula. Apresentando nas cidades selecionadas a peça teatral “Higiene Básica” que entre os temas abordados fala sobre água e saneamento básico. Todas as apresentações são gratuitas, em escolas públicas, e aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Além de encantar, transformam o aprendizado em um mundo mágico. O projeto fornece para as escolas material pedagógico, desenvolvido em parceria com o Instituto Saberes, para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Parceiro: BuZun!

O BuZun! Leva de forma educativa a magia do teatro para as escolas. De forma divertida as crianças aprendem a criar e contar suas próprias histórias.
Pular para o conteúdo