Plantando Água
O projeto, dividido em fases de execução, tem em sua primeira etapa a realização de um estudo para restauração de áreas prioritárias nas Cabeceiras do Pantanal, em parceria com a WWF Brasil, que contempla as nascentes que drenam e abastecem todo o Pantanal, tanto no MT, quanto no MS.
Como resultados, foram emitidos modelos hídricos, mapeamento de potencial de captura de carbono e avaliação de impactos em todo o território, sendo definidas áreas prioritárias visando a restauração da paisagem e gestão sustentável da água. Foram ainda identificados atores locais com potencial de multiplicarem e perpetuarem as ações de restauro e seus benefícios para os serviços ecossistêmicos.
Até o momento o projeto realizou o plantio de cerca de 15 mil mudas nativas, em 19 ha ao longo de APPs (Áreas de Preservação Permanente) nas bacias de Jauru e Guariroba. Além de ter sido realizada, em 2022, a 1ª Edição do Restaura Natureza, Olimpíada da Restauração, que engajou mais de 7.400 estudantes de todo o Brasil.
A segunda etapa do projeto está em planejamento e visa dar continuidade às ações de restauro, como foco em aumentar a disponibilidade hídrica, tanto em quantidade, quanto em qualidade.